terça-feira, 8 de junho de 2010

O começo de tudo


O começo de tudo


Resolvi fotografar. Liguei para meu grande amigo Vinícius e marquei no mesmo lugar e horário de sempre: 14h na praça da igrejinha. Tarde ensolarada de uma pacata cidade interiorana, nada melhor do que reunir amigos e fazer o que gosta. O momento estaria mais propício pra apreciar um das dezenas de cachoeiras que cercam a “golden city”, mas a paixão pela fotografia falou mais alto. E lá saímos pelas ruas a andar, conversar, falar dos acontecimentos da semana, falar sobre futebol... E entre um bate papo e outro, vai e volta assunto e risos, e o dedo nervoso não para de clicar. Foto vai e vem, e mostra e apaga e tenta de novo e uma rua se completa, passando a existir no fantástico mundo virtual do congelamento de imagem. E surge a idéia: “vamos fotografar lá no asilo?” Ideia nada mais justa, visto que seria uma satisfação imensa registrar momentos tão delicados como os vividos pelos construtores do nosso presente. E convenhamos, não damos atenção alguma para a terceira idade, como é conhecida aquela fase acima dos 60 anos, tão cheia de experiências vividas e prontinhas para serem contadas e perpetuadas pelo longo do tempo. Fizemos uma gama de fotos tão interessantes que acabamos nos surpreendendo com o resultado; nossos amigos de fotoclube então lançaram a ideia de fazer uma exposição. Ótimo, uma exposição, nada melhor para divulgar o trabalho, que no fundo teria um caráter social de denúncia, de como nossos senhores e senhoras estavam sendo tratados. A exposição foi realizada no calçadão da cidade, em pleno meio de semana, movimento a pico, muitos elogios e a presença da imprensa fazendo uma ligeira cobertura do varal fotográfico, como é chamado aquele tipo de exposição. E no final de semana foi visto o resultado no jornal, uma das minhas fotos apresentada como a principal do evento e abaixo um texto invocando a participação mais assídua da nossa sociedade na qualidade de vida dos idosos. Gostei. Quer dizer, amei. Pra quem ia fazer aquilo por hobby, acabou sendo algo de extrema importância, tanto pessoalmente como socialmente.


E foi assim que minha paixão pela fotografia se ampliou! A fotografia revela tudo o que está subentendido na alma, ela deixa transparecer sentimentos em simples expressões e atitudes! E isso é inestimável.


Texto: Thiago Maia --- Foto: Vinicius Lima

Mais fotos em: www.flickr.com/thyagumayah

www.flickr.com/vieclara

9 comentários:

Sempre Fênix disse...

O começo de tudo
Te sigo em silêncio há meses , mas após ler esse post me senti na obrigação de comentar!!!
Bela Iniciativa
Bela foto!
Pena q n consegui ver o restante das imagens , mas faz parte!

Fike em Paz
Até breve

Laiza Menezes disse...

Passeando por aqui, resolvi fazer uma visitinha e vi esse texto...
Já visitei o asilo de Jacobina tbem e a situação não é mesmo a mais agradável. Concordo que o tratamento dado a esses senhores deve ser melhorado, afinal, eles são os nossos professores em experiencias de vida!
Que bom que começou assim, e que a sua paixão continue crescendo, juntamente com seu talento!
Bjao Brodinho (Laiza Menezes)

Sempre Fênix disse...

Não resisti e voltei assim q vi seu comentário lá no meus sonhos!
Acho que o bixinho falador me mordeu agora!!rsrs
Consegui ver suas ftos e confessso q gostei bastante .. tens o dom!!!
Parabéns
Sei que vc atualiza pouco e fika aki meu protesto!!:)
Beijos

Sempre Fênix disse...

Risos
Sou rápida, qd me interessa ! rsrsrs
Caramba que nro pkeno o do protocolo hein?!
Já vi q tem senso de humor... Ganhou pontos comigo , amigos msm q virtuais precisam disso!!
Beijinhos

Sempre Fênix disse...

Opa
Feliz em ter kem sabe conseguido um novo amigo hj !!
Gracias pelos pontos creditados a minha conta hj!
Beijo

Sempre Fênix disse...

Estou aki para lembra-lo de postar o mais breve possivel
Beijo

Sempre Fênix disse...

Sábado, sera um dia para excluir do meu calendário esse ano, mas estarei aki prestigiando a mais uma postagem sua(já que parece algo tão raro)
Pois é... Nunca sei para kem escreve!
Poderia me dizer?rss
Beijosssss !

Ps: acho q para kem n comentava , já bati tdos os recordes!

Josy Poulain disse...

Ihh, achei,
Seguindoo!

;*

Sempre Fênix disse...

Risos !!
Simples : n tenho o que comemorar já que escolheram outro caminho, então cortarei dia 12-06 do meu calendario esse ano! hehehehe

se cuide
e aguardo seu post amanha!
Beijo