segunda-feira, 15 de junho de 2009

Diversidade de profissões e valores entre as mesmas



Diversidade de profissões e valores entre as mesmas


A evolução do ser humano e, conseqüentemente, do meio que o circunda, promoveu um diferencial caracterizado pela distinção das tarefas a serem realizadas na sociedade. Essa diversidade de profissões que se interagem simultaneamente proporcionam a formação de um meio sócio-econômico-cultural mais culto e consciente.

Toda e qualquer profissão tem sua devida importância. Algumas se caracterizam por serem mais famosas e cobiçadas; outras, menos procuradas e até mesmo, excluídas... De que adiantaria o conhecimento de um médico e a aplicação de sua técnica se não fosse um consultório, um hospital, construído por um humilde pedreiro [que muitas das vezes é analfabeto]? E os aparelhos utilizados? Os médicos conseguiriam produzi-los?
Pensando nesse sentido é necessário ressaltar que a diferença de valores entre as profissões é apenas ideologia barata e falsa, que prejudica profundamente a integração entre as mais diversas áreas de trabalho. Pré-conceitos são, geralmente, perversos e excludentes, e seria agir dessa forma se pensarmos na diversidade profissional e uma possível distinção entre elas.
O caminho mais próximo para um crescimento mútuo das profissões é um trabalho simultâneo e que haja respeito e consciência, características essas que tornam o humano mais ser humano, capaz de valorizar perfeitamente todos os métodos de prestação de serviços possíveis, sem promoção de méritos nem pra mais nem pra menos.


Texto e foto: Thiago Maia
Mais fotos em: www.flickr.com/thyagumayah

Um comentário:

Unknown disse...

HUmmm, a cada dia que passa te conheço um pouco mais!! Adorei o blog!!! Continue assim amore...bjão